segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Delinquência juvenil: Brasil, um retrato da impunidade!

Já é bastante indignante ver que um menor que comete qualquer tipo de crime, inclusive o homicídio, seja libertado ao completar 21 anos e tenha sua ficha criminal totalmente zerada após sua saída da Fundação Casa. Agora ver que não se pode fazer nada com um menor delinquente que nem documento tem e afirma ter menos de 12 anos é o fim.

Estava hoje lendo uma matéria sobre um bando de meninas que já foi detido pelo menos 20 vezes em um bairro de São Paulo e por nunca portarem documentos e afirmarem terem menos de 12 anos são apresentadas ao Conselho Tutelar e encaminhadas a abrigos onde a permanência é facultativa. A matéria está disponível no seguinte link: http://blogs.estadao.com.br/jt-seguranca/meninas-fazem-arrastoes-na-vila-mariana/

Engraçado que no Brasil criam-se leis onde as pessoas que as infrigem podem escolher se querem colaborar com a lei ou não depois que o crime já foi cometido. Há uma lei bastante clara quanto a não dirigir embriagado, porém mesmo depois de cometer um homicídio, capotar o carro e sair cheirando alcóol o cidadão, se é que se pode chamá-lo assim, pode simplesmente falar não bebi e se recusar a fazer o teste do bafômetro. De maneira similar essas "crianças inocentes" que roubam e deveriam ser afastadas da sociedade, têm o poder de escolha se querem ser submetidas à reclusão ou não.

É realmente difícil entender porque há tanta dificuldade em se mudar as leis neste país. Se criar leis mais pesadas para crimes violentos fosse atrapalhar a roubalheira dos políticos até entenderia, mas prender menores e criar prisão perpétua para crimes hediondos não atrapalha em nada os crimes de colarinho branco. Talvez nada mude porque os políticos dificilmente devam ser assaltados, talvez porque ao eleger deputados ilustres como Tiririca, Popó e Romário haja certa dificuldade por parte deles em entender a causa raiz dos problemas já que experiência política não foi seu forte, assim como não é e provavelmente nunca será o caso para a maioria.

Sinto alegria em ver que vamos sediar a Copa, que queremos erradicar a pobreza, que temos um dos maiores PIBs do mundo, que lutamos pelos direitos humanos e que somos exemplos para vários países. Mas ver que pessoas cometem crimes, não são punidas com o devido rigor e voltam a cometê-los é simplesmente o cúmulo. Ainda mais agora que estamos criando leis que diminuem a prisão preventiva e devem liberar milhares de vagas nas penitenciárias de todo Brasil.

Um comentário:

  1. Aliberação de criminosos das penitenciária, tem um forte argumentação bem fundamentada pelas nossas fracassadas autoridades e judiciários, sabemos da gravidade da superlotação nos presídios, mas lembrando que não há porque ter piedade de quem esta lá amontoados como lixo humanos, pois são elementos que ao sair voltarão ao crime,em meu bairro temos vários exemplos disso: O jovem ficou mais de um ano na cadeia e no mesmo dia foi para as bocas buscar drogas. O mesmo está em liberdade condicional, fica nas ruas até altas horas juntamente com colegas do mesmo naipe.O problema esta em nossa lei que é um fiasco, uma piada, e nossa justiça esta desmoralizada, os bandidos estão assaltando policiais, invadindo os presídios e as punições são um engodo, uma vergonha para a sociedade, as pessoas honestas estão aprisionadas não tendo a quem recorrer, o que vemos é um judiciário lento,e os majistrados exigindo altos salários. Ninguém
    toma providências nem em baixo e muito menos no alto escalão do governo. aqui já virou um circo há muito tempo, somente o brasileiro safado, idiota, imbecil que não admite ou faz de conta.Não temos a dignidade de falar mal dos políticos ruins, eles não entraram lá sozinhos, povo de terceira vota em políticos de terceira, e não é por acaso que somos terceiro mundo.quer dizer: terceiro mundo é formado de gente iletrada- ignorante, ladrões , criminosos, estupradores, preguiçosos-, corruptos, gente de gosta de facilidades, trapaceiros etc.Tem muita gente boa que estão aqui para dar exemplos para colocar este imundos na linha ou na cadeia. Dentro da lei tem gente que estão pensando somente em seus salários, e ver as repartições públicas deste país. se fossem funcionários de empresa privadas estariam na rua.Vai se acostumando que estamos no brasil. Eu estou tentando viver no meio dos escombros chamados humanos.

    ResponderExcluir