sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estatísticas de Latrocínio em São Paulo: uma falsa percepção de segurança?

Estava eu lendo o jornal hoje quando uma das primeiras notícias que vejo sobre a cidade de São Paulo refere-se a três latrocínios, roubo seguido de morte, que aconteceram na cidade, todos na madrugada do dia 27/05/2011 em regiões diferentes, porém quase todos no mesmo horário. Quem quiser ver a matéria está aqui:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,noite-de-violencia-com-tres-latrocinios-na-capital-paulista,724717,0.htm

Há tempos tenho a impressão que a questão de segurança, não só em São Paulo mas em todo Brasil, só piora com os recentes casos de crimes e impunidade que vemos todos os dias e que ficaram mais claros ainda esta semana. Por um outro lado ao entrar no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo vejo que no pior dos meses o número de latrocínos na cidade foi de 15. Porém se só na noite de ontem tivemos 3 casos, realmente não seria difícil termos na verdade um pouco mais de uma centena ao longo do mês.

O que mais me inconforma em tudo isso é que nos poucos vídeos que vemos sobre o assunto as vítimas estão desarmadas, não reagem, e nada é levado. Dificilmente alguém viu ou sabe de alguma coisa e encontrar o autor é quase impossível. Mesmo que se encontre a vida que ele levará na cadeia ainda será muito melhor do que a que levaria fora dela, possivelmente curta e incomparavelmente melhor do que aquela da vítima e de sua família.

Esta útima semana vimos as pessoas se organizarem para diversos protestos, nenhum deles pedindo por mais segurança ou seria na verdade direitos humanos? Temos até mesmo deputados vítimas deste tipo de violência que parecem não se preocupar muito com o assunto, já que as leis não mudam, embora não demonstrem isso em seus discursos. Ao escrever este blog tento abrir os olhos de alguns com informações objetivas e fazer com que as pessoas se unam mais do que na luta contra o crime, mas por uma sociedade onde não sejam vítimas de uma minoria que mata por matar.

Confesso que escrever sobre o tema e ver poucas pessoas agirem é bastante desestimulante. Ouvir outros dizendo que estou certo ou errado não muda nada, as armas e os crimes continuam lá. Talvez o melhor que eu possa fazer é esperar meu dia chegar, ser indiferente e um dia quando estiver chegando em casa vão dar um tiro em minha cabeça sem eu nem perceber e nem saber a razão. Como em outros casos minha família vai chorar minha morte por muitos anos, assim como muitas outras e tudo continua.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Notícias sobre latrocínio (ou tentativas de) vemos todos os dias em nossa cidade (hoje foi essa: http://tinyurl.com/428ohov). Mês passado eu mesmo fui vitima de assalto a mão armada. Porém, as estatísticas oficiais apontam um franco declínio desse tipo de crime: http://tinyurl.com/25o98jr (será mentira? É o que parece).

    O que podemos fazer? Protestos não adiantam nada. Tirar o PSDB do governo estadual? Vai entrar outro bando talvez pior. Compartilho de sua frustração.

    ResponderExcluir