quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Brasil em 2011: ainda o país onde mais se mata no mundo

Infelizmente continuamos a ser o país onde mais ocorrem homicídios no mundo. De acordo com relatório publicado pela ONU em 2009 43.909 pessoas foram assassinadas no país, número até mesmo maior que a Índia, com 40.752 com uma população 5 vezes maior. Na América do Sul só não somos piores que Venezuela e Colômbia onde a quantidade de homícidios é menor porém a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é 49 e 33,4 respectivamente versus o índice brasileiro de 22,7.

Embora os números e os jornais mostrem que aparentemente não estamos fazendo nada sobre o assunto, alguns comemoram os resultados da redução do índice de crimes hediondos no país, exemplo do estado de São Paulo que teve sua taxa reduzida de 35,27 para 10,47 homicídios por 100 mil habitantes entre 1999 e 2010.

Em toda esta discussão afirma-se que a redução no Estado de São Paulo está ligada à política de Segurança Pública e em nenhum momento fala-se em leis. Espero até o final deste ano poder comentar sobre a implantanção de alguma lei que realmente faça a diferença para contornar a questão da violência no país. Um exemplo claro de que aqui é terra de ninguém são os crimes de motoristas ricos que mataram pessoas bebados, pagaram fiança e estão todos em liberdade ou de vereadores que roubaram uma cidade inteira, não devolveram nada e também estão livres.

Acompanho quase que diariamente as notícias da Câmara dos Deputados em busca de notícias pelo fim da impunidade mas nos 10 primeiros meses deste ano não deu para comemorar nada que trouxesse sensação de justiça para as milhares vítimas de violência. Também não podia ser diferente num país onde não se exije nenhuma experiência da pessoa para assumir um cargo tão importante como de um deputado federal. É mais fácil ser deputado do que estagiário de uma multinacinal no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário