quinta-feira, 10 de março de 2011

Cadeia: um lugar seguro para chamar de lar

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, com quase 500 mil presos, perdendo somente para os EUA, China e Rússia. Até mesmo a Índia que tem uma população quase 6 vezes maior que a brasileira tem menos presos.

A América Latina lidera o banho de sangue com o Brasil sendo o quinto país em homicídios por 100 mil habilitantes com uma taxa de 51,6%. Morrem vítimas deste tipo de crime quase 50 mil pessoas por ano.

Peguei como exemplo o Estado de São Paulo, o qual vangloria-se te ter reduzido sua taxa de homícidios para 10,3% mas ainda são 4320 homicídios no Estado por ano. Quanto comparamos o número de homicídos desta população com a carcerária, com cerca de 130.814 presos, o número de homicídos entre estes indivíduos por ano é de cerca de 35.

É incabível viver numa sociedade em que o mundo se orgulha do crescimento econômico e dos esportes e que ao mesmo tempo vive uma guerra civil velada. Não podíamos esperar muito em um lugar que primeiro espera-se o crime acontecer para depois se procurar os crimonosos (em alguns Estados o índice de resolução de homicídios é menor que 50%). Aliado a isso temos o volume inconcebível de presos que fogem do regime semi-aberto e a quantidade de armas nas mãos de civis (criminosos incluídos) que existe em poucos lugares do mundo.

Enquanto esse assunto não for levado a sério vamos continuar tendo nossas famílias dizimadas pelo crime e continuar financiando um sistema penitenciário que gera mais beneficíos ao preso que à população. Lá eles tem casa, comida e roupa lavada ao nossos custos e ainda tem o benefício de tirar seu doutorado em crime e arrumar um emprego no crime durante o natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário